quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Nada muito sobre filmes (Parte XXI)

*
Por Germano Xavier


NARCOS

Quando pequeno, escutava sempre nos jornais alguma notícia sobre os famosos cartéis de Medellin e de Cali. Sem suspeitar direito de quase nada daquilo que era veiculado pela mídia da época, as notícias entravam por um ouvido e saiam por outro. Ao assistir a primeira temporada da série NARCOS, do diretor José Padilha, que conta em giros um pouco da história do traficante colombiano Pablo Escobar (Wagner Moura), pude perceber a magnitude da trama que era motivo para todas aquelas notícias. Ficção ou não, decerto que dá para se aprender um tantinho mais sobre América Latina assistindo ao referido material. Recomendo a todos os mortais!


ATARI: GAME OVER

Fiz parte da geração Atari (ainda tenho guardado em casa um modelo 2600, em perfeito estado de conservação). Antes da entrada da Sega e da Nintendo no país, jogávamos Pac Man e Space Invaders, clássicos ali no fim dos anos 80 e início dos 90. Éramos extremamente felizes com aqueles parcos bits de entretenimento. Muita gente aqui sabe do que estou falando. O documentário ATARI: GAME OVER (2014) mostra o famoso caso do enterro dos cartuchos do jogo "ET - O extraterrestre" na cidade de Alamogordo, no estado do Novo México, maior fiasco da empresa e, como apontam, o motivo que levou a Atari à falência pouco tempo depois de seu lançamento. Para os que viveram um pouco desta febre, vale a pena dar uma olhada. Sigamos, bucaneiros!


A MARCHA DOS PINGUINS

De uma beleza impactante é o documentário A MARCHA DOS PINGUINS (2004), dirigido por Luc Jacquetcada. A película mostra a saga anual vivida pelos pinguins imperadores durante o período do inverno na Antártica, um dos locais mais inabitáveis do planeta Terra. Para fins de perpetuação da espécie, os pinguins marcham em fila indiana por longos meses e quilômetros em busca de um local seguro para a procriação e lá permanecem (os machos) por quatro meses praticamente imóveis vencendo uma temperatura de -70 graus, enquanto que as fêmeas fazem o percurso de volta em busca de alimento para os filhotes que irão nascer sob os auspícios dos machos. A natureza e sua extrema poesia. Assistam, bucaneiros! Recomendo a todos os mortais!


UMA PROVA DE AMOR

UMA PROVA DE AMOR (2009), de Nick Cassavetes, é daquele tipo de filme que faz embrulhar tudo por dentro da gente, em rompantes de tristeza e redenção. Emocionante, dramático, belo e ao mesmo tempo singelo. O direito à vida num enlace de duas razões diversas. O "politicamente correto" colocado em questão quando das perspectivas de usufruto de nosso próprio corpo. Está longe de ser uma obra de arte, mas vale muito a pena dar uma conferida. Sofia Vassilieva em atuação digna de louros. Recomendo a todos os mortais!


TARJA BRANCA – A REVOLUÇÃO QUE FALTAVA

De Cacau Rhoden, o documentário TARJA BRANCA - A REVOLUÇÃO QUE FALTAVA (2013) percorre um canal ímpar de depoimentos de pessoas já "grandinhas" para esclarecer um pouco da boniteza que tem o ato de brincar. Se você se encaixa naquele grupo que jamais permitirá que a sua "criança-interior" morra dentro de si, a presente película o levará a fortificar tal engajamento. Para muitos, pode ser transformador. Não deixem para depois, bucaneiros! E um feliz Dia das Crianças a todos nós, seres brincantes em essência!


MAGIA ALÉM DAS PALAVRAS: A HISTÓRIA DE J. K. ROWLING

MAGIA ALÉM DAS PALAVRAS: A HISTÓRIA DE J. K. ROWLING (2011), é uma produção cinematográfica em tons de biografia. O filme narra um pouco da história da escritora britânica, criadora da saga Harry Potter. Mesmo sendo uma produção de qualidade duvidável, com atores que não inspiram segurança, assisti-lo pode se tornar interessante, especialmente para quem é fã do mágico bruxinho, que a fez vender milhões de livros em todo o mundo. J. K. Rowling é um ícone de nossos tempos e sua obra merece um olhar atento, sob diversos ângulos. Que tal começar por aqui? Paul A. Kaufman é o diretor.


HISTÓRIAS MÍNIMAS

HISTÓRIAS MÍNIMAS (2002) é um drama argentino dirigido por Carlos Sorín. No filme, três narrativas (três personagens) se entrecruzam pelos arredores da Patagônia. Oriundos de um pequeno distrito ajuizado no "fim dos mundos", uma moça sai com seu filho pequeno em busca de um prêmio que ganhou num programa de TV, um ancião foge de casa em busca de uma reconciliação com seu cão e um vendedor de adesivos para emagrecimento instaura uma pequena jornada em prol de um novo despertar amoroso. Cada qual descobre um pouco de beleza na força de seus ingênuos e incertos passos. A felicidade vista como uma questão de tentativa, de não desertar. É um filme bonito, daqueles de inflar o peito da gente. Recomendo a todos os mortais!


GÊNIO INDOMÁVEL

GÊNIO INDOMÁVEL (1997), do diretor Gus Van Sant, é um cativante drama que se passa na cidade norte-americana de Boston. O filme centra-se na figura de um rapaz de aproximadamente 20 anos, personagem encenado por Matt Damon, cuja natureza rebelde e confusa parece não permitir que ele se "encontre" no mundo. De repente, um professor da universidade onde ele trabalha como servente, descobre que o jovem é um gênio da matemática. O professor tenta acompanhá-lo e incluí-lo no mundo científico, mas é na companhia de um analista que Will começa a se descobrir de verdade. Para ver e rever. Recomendo a todos os mortais!


* Imagem: http://www.guiadasemana.com.br/cinema/noticia/classicos-do-cinema-mudo

Nenhum comentário: