domingo, 19 de outubro de 2014

Nada muito sobre filmes (Parte IX)

*
Por Germano Xavier


DRIVE

O filme DRIVE (2011), dirigido por Nicolas Winding Refn, é uma obra basicamente de estilo. O roteiro não é lá grande coisa, muito comum em longas dessa vertente. Até o fim da primeira metade, o filme faz do silêncio das cenas prolongadas um marco de captura do espectador. É realmente bonito o começo. A trilha sonora ajuda, e muito. Do meio para o fim, transforma a violência em mais um endereço para o Belo, apesar da dureza das cenas. Lembrou-me muito alguns clássicos dos anos 80 que tinham a violência sem disfarces como trunfo. A película mescla sentimentalismos e faz da sociopatia do protagonista a âncora que faz estancar o julgamento da quase inconsciência de suas ações. A todo instante, somos e estamos como/com o motorista. Recomendo a todos os mortais!


TOURO INDOMÁVEL

O filme TOURO INDOMÁVEL (1980), drama biográfico dirigido por Martin Scorsese, conta a história do Jake LaMotta, pugilista (uma espécie de anti-Rocky Balboa) que ascende profissionalmente de maneira avassaladora ao mesmo tempo que se vê derrotado em sua vida particular, por conta de seu comportamento desregrado e egoísta. É poético e dolorido. Um clássico do cinema, sem dúvidas. Filmado em preto e branco, com atuações muito convincentes e roteiro sensacional, o filme sobre o "Touro do Bronx" não pode ser deixado de lado, em nenhum momento. Recomendo a todos os mortais!


MENINOS NÃO CHORAM

MENINOS NÃO CHORAM (1999), da diretora Kimberly Peirce, é um filme denso, duro e que facilmente pode provocar indignação em quem o assiste. Baseado em fatos reais, a protagonista atende pelo nome de Teena Brandon, que quer mesmo é viver como Brandon Teena. Durante um certo tempo, ela consegue sustentar a sua identidade sexual masculina, mas o disfarce cai por terra e ela começa a ser alvo de uma violenta nuvem de preconceitos, até ser morta por um de seus amigos mais próximos. Recomendo a todos os mortais!


O BEIJO DA MULHER ARANHA

O BEIJO DA MULHER ARANHA (1985), dirigido por Hector Babenco, é uma produção cinematográfica dividida entre Brasil, EUA e Argentina. Baseado no livro homônimo do escritor Manuel Puig, o filme narra o convívio dentro de uma prisão entre Luis Molina, homossexual que passa suas horas inventando e contando filmes, e Valentin Arregui, heterossexual aparentemente preocupado apenas com seus segredos políticos. No decorrer do drama, os dois se aproximam e terminam por dividir suas dores e seus sonhos. O amor é alicerçado de uma maneira muito poética pelos protagonistas, haja vista a ambientação por demais insensível para o nascedouro de tal sentimento. Grande elenco nacional se mistura a Raul Julia e William Hurt. Recomendo a todos os mortais!


CLUBE DE COMPRAS DALLAS

O filme CLUBE DE COMPRAS DALLAS (2013), do diretor Jean-Marc Vallée, narra o drama vivido pelo personagem Ron Woodroof e é, antes de qualquer julgamento, uma bela lição de vida. Ron é diagnosticado com AIDS e os médicos dão a ele apenas 30 dias de sobrevida. A partir de então, Ron inicia uma luta quase solitária contra a indústria farmacêutica de seu país - e que também seria a luta por sua própria sobrevivência -, chegando a contrabandear produtos tidos como ilegais nos EUA e que serviriam para amenizar o sofrimento de pessoas que passavam por problemas semelhantes aos seus. Muito se fala das atuações principais, e não é por menos. O filme é realmente muito bom e merece ser visto. Baseado em fatos reais. Só achei o final um pouco fraco diante do conjunto da obra. Todavia, recomendo a todos os mortais!


ANNABELLE

ANNABELLE (2014), do diretor John R. Leonetti, definitivamente é mais um exemplar de "continuações" que não fazem jus ao filme inaugural, neste caso o bom e convincente A INVOCAÇÃO DO MAL. Fui vê-lo com muita expectativa ontem, pois admiro os bons filmes do respectivo gênero, mas a decepção ao fim foi evidente. O filme vai, vai, vai, a gente espera algo realmente diferenciado e quase nada acontece de interessante. Terminou sendo mais um "mais do mesmo". Algumas cenas louváveis, é claro, e assustadoras! Todavia, fica só nisso. Enredo fraco e muitas partes desnecessárias. Talvez valha pelo entretenimento, mas não entrará para o cânone do terror. Salve, salve, bucaneiros!


AS AVENTURAS DE PI

Revi o maravilhoso AS AVENTURAS DE PI (2012), do diretor Ang Lee. O filme é baseado no livro homônimo do canadense Yann Martel, que foi acusado de plagiar o livro "Max e os Felinos", de Moacyr Scliar. Eu já li o livro do escritor brasileiro e é mesmo impossível não identificar as semelhanças na narrativa. Polêmico, o certo é que a história de Pi é fantástica. Filho do dono de um zoológico, Pi é o único sobrevivente de um naufrágio que dizimou sua família e os animais que viajavam no convés. No bote salva-vidas, restou ele, uma hiena, um macaco, uma zebra e um tigre. Lutando contra seus medos e temores, Pi revela-se forte o suficiente para suportar as intempéries e sugere um encontro íntimo com Deus, a partir de seus flagelos e de suas conquistas diárias. Um filme para todas as idades. Um clássico de nossos tempos. Recomendo a todos os mortais!


A ÚLTIMA TENTAÇÃO DE CRISTO

A ÚLTIMA TENTAÇÃO DE CRISTO (1988), do diretor Martin Scorsese, é um filme baseado no livro homônimo do escritor grego Níkos Kazantzákis. Em meus tempos de menino, tempos também do videocassete, recordo-me que era uma película bastante polemizada. Talvez, até hoje. Hoje tive a oportunidade de revê-lo. Jesus, no momento da crucificação, é tentado pelo "mal" a visualizar como teria sido sua vida caso não fosse levado ao sacrifício em prol da humanidade. Como homem detentor de uma vida comum, Jesus passaria a ser visto como o mais reles dos traidores, a começar por Judas e Pedro. Para quem gosta de filmes históricos com teor bíblico, não pode passar sem vê-lo. Sem dúvida, um ícone do gênero. Recomendo a todos os mortais!


* Imagem retirada do site Deviantart.

Nenhum comentário: