segunda-feira, 23 de abril de 2012

Jornal Literário O Equador das Coisas



Edição Nº 1/Março de 2012

O EQUADOR DAS COISAS, blog de literatura e arte em geral com mais de 5 anos de existência na internet, agora também é um Jornal Literário em versão impressa no formato Tablóide, com edições bimestrais contendo 10 páginas em papel reciclado. A proposta não tem fins lucrativos, mas receberemos apoio de empresas e pessoas interessadas que queiram colaborar para com as despesas gráficas. Em contrapartida, divulgaremos suas respectivas marcas/logomarcas no corpo do jornal. O objetivo principal é a difusão da arte literária e a divulgação dos trabalhos enviados por colaboradores. O Jornal Literário O Equador das Coisas custará o valor simbólico de 2 Reais, será distribuído em grande parte da extensão da Chapada Diamantina, Bahia, Brasil e, quiçá, Mundo. Toda a renda adquirida com a venda dos exemplares, será transformada em alguma ação de cunho social em prol de famílias carentes do município baiano de Iraquara-BA e, também, para auxiliar na circulação do jornal. Para a Edição Nº 2, vamos preparar um dossiê com o tema TRABALHO. Você que é contista, cronista, poeta, jornalista, professor, entre outras ocupações, que esteja interessado em colaborar com o projeto, leia as informações abaixo e saiba como participar:

Quem pode enviar material para avaliação?

Todos aqueles que escrevem. Embora tenhamos a intenção de convidar alguns autores, o Jornal Literário O Equador das Coisas será alimentado, principalmente, pelos textos enviados por escritores que (ainda) não são conhecidos da maior parte do público leitor.

O Jornal Literário O Equador das Coisas é impresso?

Sim. Inicialmente, com tiragem de 1.000 exemplares, com edições bimestrais, em formato Tablóide, com 8 páginas em papel reciclado de ótima qualidade. Esperamos uma ampla divulgação e, em um futuro próximo, conforme haja demanda, tentaremos viabilizar tiragens cada vez maiores.

Qual a periodicidade da publicação?

O Jornal Literário O Equador das Coisas será publicado a cada dois meses. Acreditamos que, bimestralmente, teremos tempo o suficiente para avaliar todos os trabalhos e preparar uma edição de boa qualidade.

Qual a melhor maneira de entrar em contato com o jornal?

Para solucionar quaisquer dúvidas, o e-mail para contato é: germanoxavier@hotmail.com


Prazo final para envio de materiais a serem publicados na Primeira edição:
25/04/2012


Publicação da Segunda edição: Maio/2012




NORMAS PARA ENVIO DE MATERIAL

Os trabalhos deverão ser apresentados em arquivos de Documento Word (.doc, .docx) e enviados para germanoxavier@hotmail.com

Em relação ao arquivo:

- As obras deverão ser anexadas ao e-mail em um arquivo (as mesmas não deverão ser coladas no corpo da mensagem).

- Preferencialmente, os trabalhos deverão ser enviados em um único arquivo - independente da quantidade de textos presentes nele.

- Não há limites para o número de textos enviados em um arquivo. O autor pode selecionar quantos textos desejar para submetê-los à avaliação.

- Identificar o conteúdo do e-mail no campo “Assunto”.

- Além das obras, pedimos para que os autores nos enviem uma minibiografia (de, no máximo, 4 linhas), podendo acrescentar, ainda, endereços para contato (e-mail, blog, site). (Observação: caso a minibiografia não seja enviada, a publicação divulgará apenas o nome do autor)

Em relação aos trabalhos:

- As categorias pré-definidas pelo jornal para envio de material, bem como as especificidades em relação aos textos, são as seguintes:

Contos – Crônicas - Poemas - Haicais - Resenhas - Charges/Tirinhas/Caricaturas – Fotografias – Ensaios - Indicações Literárias

Observações:

- Outras obras que não discernidas dentre as categorias supracitadas poderão também ser enviadas, desde que concernentes ao assunto basal do jornal – ou seja, literatura e arte.

- O não cumprimento das normas acima, a priori, não fará com que nenhum trabalho seja desconsiderado. Consideraremos as especificidades de cada trabalho, associando-as à viabilidade de publicação/edição do jornal.

- Todos os trabalhos serão avaliados e os autores receberão uma resposta no que tange à publicação.

Em relação aos patrocinadores:

- Para a empresa ou pessoa civil que tiver interesse em colaborar com as despesas gráficas, o Jornal Literário O Equador das Coisas, em contrapartida, divulgará em suas páginas a marca/logomarca da empresa, seguindo as seguintes especificações:

Publicidade Tamanho Básico (9x5cm): 50 Reais
Publicidade Tamanho Duplo: 90 Reais
Publicidade Tamanho Triplo: 130 Reais
Publicidade Um Terço/Página: 200 Reais
Publicidade Dois Terços/Página: 350 Reais
Publicidade Página Completa: 500 Reais

Para qualquer outro tamanho, os preços serão combinados.


Esperamos a participação de todos!

Modelo normativo baseado no utilizado pela Revista Macondo.

7 comentários:

Sem mais disse...

Muito interessante. Parabens! Bjs

controvento-desinventora disse...

Muito boa e clara a proposta. Amei essa iniciativa. Posso mandar um texto?

Jullio Machado disse...

Boa sorte e muita inspiração nessa próxima empreitada.
Abraços!

Dauri Batisti disse...

Legal Germano, te desejo muito sucesso. Colaboradores não faltarão. Tens que primar pela qualidade.

Abraço.

Dani Gama disse...

Fiquei super feliz com essa novidade maravilhosa! E que esse projeto, bem como os outros que você tem para 2012, sejam concretizados com moita luz!

Me responde uma dúvida: posso enviar fotografias ou somente textos relacionados a fotografias? só vale para literatura, pelo que entendi. Mas fotografia está inserida nos temas. Eu posso participar? haverá coluna para fotografia, especificamente?

Beijos e parabéns, Germano!

Felisberto T. Nagata disse...

Olá! Bom dia!
Muito boa e clara a proposta.
Bela iniciativa!
Li atentamente!
Boa sorte!
Obrigado pela participação em meu blog!

Muito feliz e honrado!
Abraços e boa semana

JU disse...

Bom dia Germano!
Muito legal, está de PARABÉNS pela ideia/atitude de ajuda social através do Jornal, achei fabuloso!
Vou repassar este seu e-mail para um grande amigo que escreve Poemas, quem sabe possa te interessar e ele contribuir para o teu projeto, que é fantástico!

Se puderes, dá uma olhadinha neste blog de um amigão meu, sua visita é importante pra ele, pois ele está "começando" ---> http://blogpoemasdivinos.blogspot.com.br

Grata!
Fica com Deus, uma linda semana pra ti. . .Abraço!