sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Iraquara News encerras atividades jornalísticas

"O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo,
a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter."
(Cláudio Abramo)

“Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada”.
(Ayn Rand)

É com muito pesar que eu, Germano Xavier, profissional de jornalismo nascido em Iraquara-BA e responsável pela manutenção do BLOG IRAQUARA NEWS, informo a todos os leitores iraquarenses e demais leitores da Chapada Diamantina e de todo o Brasil sobre o fim de suas respectivas atividades. O BLOG IRAQUARA NEWS nasceu de um desejo particular meu em promover notícias e registros históricos de interesse sociocultural para o usofruto de todos os habitantes desta cidade e também dos moradores de seu entorno. Todavia, sabemos que a manipulação escancarada da informação com base em interesses políticos já é uma questão histórica brasileira e mundial, e também uma questão muito cara ao jornalismo sadio e aos bons profissionais desta profissão fundamental – e cá para nós, eu não passei 5 anos da minha vida estudando jornalismo para fazer politicagem. Ao apresentar a proposta do meu trabalho ao gestor desta cidade, tinha em mente realizar um trabalho no campo do Jornalismo On-line onde o povo iraquarense desenvolvesse um sentimento de pertencimento e orgulho por ter nascido aqui nesta terra de mil encantos. Infelizmente, não enxergaram nenhuma ou pouca validade no trabalho por mim desempenhado, pelo simples fato do BLOG IRAQUARA NEWS tentar ser um canal de informações o mais isento possível da esfera política. Pagou-se o preço da neutralidade, da notícia de teor social, do texto escrito para o desenvolvimento de uma cidadania mais plena. Com isso, acredito eu que a cidade de Iraquara perde um canal de informação importantíssimo, uma fonte de dados para os estudantes, professores e pesquisadores, um meio de viabilização e promoção da prática da leitura, um caminho para o registro de sua história, adentrando assim mais uma vez no escuro e profundo poço do ostracismo em várias áreas, como a cultural, a social, a turística, só para citar alguns exemplos. Neste curto espaço de tempo de 49 dias de atividades, foram produzidos e/ou publicadas 41 postagens, entre entrevistas, notícias, crônicas, divulgação de fotos e eventos, notas públicas, entre outros. No momento que redijo este texto, registra-se o número de 3.487 acessos. Para uma cidade com cerca de 25 mil habitantes, isso chega a ser um número fantástico. Se os gestores desta terra não enxergam um diferencial neste trabalho, fazer o quê? Reitero que estou aberto a qualquer espécie de debate ou reconsideração desta situação por mim expressa aqui. Espero que as pessoas responsáveis pela gestão do município de Iraquara-BA atentem para a importância de um trabalho como este, que necessita, assim como todas as profissões, de conhecimento específico para ser bem realizado. Agradeço a todos pela paciência e por prestigiarem o BLOG IRAQUARA NEWS, Sara e Vaneudes do setor de Licitação, Galego pelo interesse e esforço em ouvir minha proposta, agradecimentos também ao pessoal da Secretaria de Educação e às pessoas que me receberam com muito carinho durante as entrevistas que fiz e em minhas andanças por aí a fim de trazer informações diariamente para todos. Por fim, deixo o Código de Ética do Jornalismo, para que todos saibam em que eu realmente acredito.

Nenhum comentário: