quinta-feira, 25 de abril de 2013

Zatopek e as insinuações do dia


Por Germano Xavier e Inês Guimarães

Zatopek pensou se era mesmo o sol quem amadurecia a areia. E perguntou, era?
****

Não costumava ir ali. Sol se pondo, lua crescendo lentamente no céu amarelado. Pensou em não mais sair, os pés afundando na areia molhada. Enxergou dúvidas.
*****
Quando foi dormir, Zatopek abraçou a lua. E deixou que aquela luz percorresse o quarto. O quarto era só alimento. Não quis fugir e fugiu em pouco tempo depois. O tempo era apenas um quarto.
****

O tempo passou apressado deixando portas abertas e esqueceu-se de avisar. Passou apressado, levando partes que não lhe pertenciam. Quis levá-la junto de si e paralizou diante do quadro de lembranças imutáveis. Segundos enterrados na areia molhada, desejou seguir.
****

Ficar doía. Era um sentimento de jantar ou dormir. Pensou em noites e noites e foram feitas para parir dias. Zatopek, do nada, virou-se e viu deserto o chão. Deserto a terra, deserto ele. Desertor? Quem fica quando se vai? Quem vai quando fica? Quando finca?
*****

Já era escuro e os passos caminharam firmes. Deixou o tempo passar, viu-o sumir por entre folhas de uma planta que não soube nomear. Folhas amarelas resplandescendo o medo da escuridão. Não sabia o que dizer, nem tampouco o que pensar. Apenas seguia em sua inércia inebriante.

Nenhum comentário: