sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Rapsódia sobre zodiacais


Por Germano Xavier

Há no texto uma personagem que ama. Texto, pois feito de palavras. Um arrumado de letras que precisavam sair, tomar um ar, formar um lugar que precisava existir e ser escrito agora, neste exato momento. A personagem que vai se declarar daqui a pouco, agora olha para o punho direito. Vê o ponteiro menor do relógio prata quase parado no número 1 da madrugada. Uma personagem porque está dentro do texto e, dentro dele, vive. Um personagem homem irá declarar-se. E é logo. Já quase tudo pronto, olha novamente para o relógio prata em seu punho direito. Quase duas, notou. Sucedeu-lhe um bocejo estranho. Não era hora de ficar fraco, ainda. Sono sem. E é agora, vai. Foi. Disse um "eu te amo". Pra começar, sussurou consigo. Ajeitou as fotos da Julia que se encontravam por sobre a mesa-máquina-de-costura dobrável que dormia uma solidão de ferrugens na mesma sala de estar em que a conhecera. "Tão distante, ela, aquela vez... inacreditável", lembrou. "Não posso ser diferente, amor. Sou assim...", disse baixinho, certa feita. Mesmo em pensamento Julia era linda e o personagem apaixonado. Amava sem fim... eu te amos porque amava. Via vindo dias sem igual, onde perder-se-ia no jardim mais lindo. Ficando entre flores, no baile do tempo sem pressa, dançando a rubra-cor-rosácea do amor. Mais lindo que o dele não existia. Julia se tornara a maior razão para se continuar vivo. Esperava chegadas e o amor em cores e mandava sempre um beijo do teu menino até quando ela não quisesse mais. Pois queria ser o que ela era. Julia foi mandar recado no dia de feira e ele não encontrou seu nome lá. "O que aconteceu?", era uma dúvida. "Você o apagou da lista?", era outra. Levava sustos e não entendia deveras nada. Ficava triste e não entendia o porquê. "Porque você sabe que é grande o meu amor. E fico sem norte e perco o sul". Dizia "li teu último rebento e acerco-me das minhas mesmas assertivas. Você é minha escritora de cabeceira, Julia". Em metalinguagem, dizia tudo e deixava tudo faltando, o que é sem mundo humano. Outra dimensão. "Venho lendo coisa boa de ti em ti". Lendo e mudando, de supetão. Mulher que ensinava e assustava. Que voltava! Voltava porque amava. Coisas que não poderiam ser ditas para vocês, eles, os dois, porque eram os vencedores. Aqueles que devastam. Os heróis perpetuados que se assombravam de espantos. O que causava medo mais que o simples temor de madrugada de silêncios. Venciam suas vontades e defloravam as portas de suas tímidas vegetações. Mar que engolia praias e o vento que invadia a lenda mais antiga dos folclores que já teci. Um amor desonesto e cuidadoso que veste e despe suas coragens de ser eterna obra de um escritor. "Se eu escrevesse poemas, escreveria um por você. Falando de flores e ventos e cavalos e planos. Falaria sobre telhado e chuva e sobre peixe que vive feliz, mesmo sozinho. Eu amo você. Sei que amo você e entendo sonetos quando penso em você. Poema só faz sentido quando temos memórias e lembranças. Eu tenho você. Te amo, Baby". Lutadores em guerra. Perdedores de si. Leões mansos e famintos. Número três na madrugada, o relógio prata no punho direito marcava. Marcava com ferro e brasa o tempo caído. Tinha algo no que ela escrevia que perturbava os sentidos dele. Lia seus textos e brotavam sensações que não sabia explicar. Era forte. Acabava de ler e ia tomar banho e fazia coisas e tinha orgasmos. Não o orgasmo pleno, mas a voz que falava através do que escrevia. "Você pode falar até de carros do futuro ou ventilador. Para mim, é sempre algo mais. A dor de ser e sinto sexo em cada palavra. Sinto amor em cada palavra. E odeio você como quem ama em desespero e silêncio". Dias aparecia com raiva e fome. Eram iguais em suas desgraças. "Tenho tanto para dividir com você, Julia. Meu amor não cabe em mim. Você tem o dom de me possuir e ser a dona. Eu escrevo carta, poema e livro inteiro para você, meu amor. Você vai ser muito feliz ao meu lado". Eu dormi. Estava enjoado e tonto. Sei lá o que me dá às vezes. E vim te ver. Essa hora da manhã e eu olhando fotos suas e estou me acabando de chorar ouvindo música e olhando você. A gente finge às vezes, mas isso está acabando comigo e com você. Sentimento que mata mais que acolhe, baby. Só queria chorar abraçando você. E você não é um menino. É um homem. Só queria ter sido sua antes. Antes de tudo. Antes até do começo do mundo. Porra, baby. Que você fez comigo? Era Julia amando. O amor que atravessava tudo, derrubando tudo, maltratando. Eu sei que você vem sempre aqui. Tenho a bela notícia... eu vou acabar com você de tanto amar você. De tanto querer. Você faz poesia. Eu crio combustão. Será que devo viver sozinha, baby? Sou sua musa. Quase medusa, quase blusa, quase lua. Quase embora, quase livro ruim, quase orgasmo, quase múltipla. Quase rio, quase mundo todo, quase Brasil. Quase mariposa, quase mesa pronta. Comida de todo dia. Quase novo gosto. Quase mala pronta. Quase desafino cores. Quase engulo monstros. Quase sou pior. Quase mãe completa, quase boca tua ditando regra semântica. Quase livro todo espalhado no chão. Quase planto corpo no corpo e tenho nome e quase espanto. Quase amo tanto. Quase odeio mais. Quase odeio tanto quanto amo. Amor é quando acordo desesperada querendo você. E você não está aqui. Vou acabar me devorando de tanto querer você. Essa é a verdade. Amor é até quando. Eu quero que você escreva para mim e descreva como é me comer, me ter, me amar do jeito que você me ama. Você não escreveu ainda. Eu quero palavras suas ... eu preciso. Você não me perde. E não terei outra face junto a minha. Trata de fazer algo... me buscar, me levar... ando doente de amor. Doente de amor por você. E viver sem você é a pior solidão que existe. Têm horas que fico na cama... deitada, lembrando. Das suas mãos em minha cintura, me puxando, seu corpo querendo o meu. Minha voz está na sua voz porque somos um só. Não sei fingir que você não é o amor de verdade que tortura, machuca e me faz querer sempre. Eu sou louca por você, você me tem. Em alma, amor e sexo.

Aquário - Oi, Julia. Ontem, depois do que você me disse, passou um filme longo na minha cabeça, sabe... fui dar uma volta na rua. Fiquei andando. Devagar. Queria passar a noite andando. Acho que andei por umas três horas. O filme na cabeça passando. Pensava em tudo o que você me disse durante todo esse tempo e comparava com você dizendo que eu sou igual, que olho para a superfície e não para o que há dentro. Você machuca meu coração dizendo isso, Julia. Tive a impressão de que você não pode me amar. Eu queria saber o que você quer comigo. Porque se for para ser assim, me diz. Eu te amo demais para ficar ouvindo essas coisas. Eu ainda estou aqui, li teus recados porque leio e sofro também. Vi mensagem daquela tua amiga no meu telefone e também me preocupo. Estou sem dormir, mas você não sai da minha cabeça. Te amo.

Peixes - A sua melhor amiga ligou para mim agora cedo. Retornei a ligação. Ela ligou de novo e falou sobre você e sobre o nosso amor. São essas coisas que me ensinam a ler este livro grosso que é você, Julia. Tenho parcela de culpa em tudo isso. Apareci em tua vida, e diante do que ouvi ontem, fico em dúvida se tenho mesmo o direito de tirar você do teu mundo e das pessoas que estão com você. A gente vive aprendendo e agora vou deixar por tua conta. Você sabe do tamanho do meu amor e não vou perguntar mais nada. Você não me deve satisfação. Agora tenho a convicção de que precisava ter. Que seja por apenas uma hora ou um dia o nosso amor, eu já serei o homem mais feliz do mundo. Porque conheci o Amor. Não vou pedir para morar com você, não vou pedir para você ficar comigo. As portas estarão sempre abertas caso você queira vir ficar. Sei que tua situação é mais difícil que a minha, Julia. As pessoas te cobram quando você só precisa de amor. Fui grosso com você ontem, mas é porque eu te amo...

Carneiro - Me perdoa por tudo, Julia. Não vou agir mais assim. Você não pode sofrer mais. Quero te proteger e te colocar no colo. Pôr você para dormir e te fazer carinho. Não tenho direito de machucar você. Agora, me ame do teu jeito, mas não fique me lembrando que eu não vou poder ter você para mim... por favor. É meu último pedido. Sou louco por você e compro cigarros para fumar também. Você é minha vida.

Touro - Je t'aime, je t'aime...

Gêmeos - Que nosso amor sempre consiga viver. Que ele seja forte o bastante para matar o tempo. Que não finja o próprio amor que tem. Que seja eterno enquanto. Que não tenha fim. Eu amo você, Julia. Aqui eu posso dizer que te amo quantas vezes eu quiser. Até o tempo ser nosso.

Caranguejo - Você bem sabe que não adianta retirar suas partes de mim, porque já é tão grande o ser que de ti guardo, tão grande a mulher que me amamenta com os seios mais deliciosos que sei, tão verdadeiro e puro e essencial que o amor não é abalado. Por ti vivo do jeito que quiseres, sem ou com, amo do mesmo amor. Para Julia do meu coração.

Leão - Julia, levantei e logo pensei em você. Saudade aperta e o dia aproxima e fico feliz. Você me faz feliz. Amo você sem fim nem começo. E nunca vou esquecer você porque simplesmente não quero. Simplesmente assim. Te amo pra sempre, minha vida. Mas é pra sempre mesmo!

Virgem - Meu simbolismo é a tua poesia, Julia. Campina do meu ulterior arder. Faço fogo por você. O céu de fogos estrelado. Fogo santo. Não foi você quem escreveu esse poema. Tira ele e coloca um seu. Te amo e te odeio. E ainda mato você. Ou você me mata. Um dos dois.

Balança - Não, Julia! Não foi coisa passageira, coisa de dias, coisa de uma semana o meu amor por você. Meu amor vai muito mais além. Não sei te usar e te querer só para o amor do corpo. Amo teus defeitos e tuas verdades.

Escorpião - Ontem estive pesado, cordas de piano velho e novo sendo esticadas pelo vento duro do mar que não existe. Veio um novo sol e com ele um dia mais leve e uma imagem presente. Você me pede para eu desabotoar o zíper do meu corpo e eu mostro minha arma de matar. Mas mato também com as mãos e os olhos e os pêlos da minha perna, de andar até você.

Sagitário - Todo dia é mais um dia de descobrir que a dor é uma coisa relativa, Julia. Você me ensina isso. Tenho certeza que com você por perto, não vejo dor em mim, nem agonia. Você me faz assim, ser sem dor. E quando não estás em mim, a dor é insuportável. Por isso preciso tanto de você. Amar e amar muito. Sempre e só seu.

Capricórnio - Faltaria dois dias para eu rever o grande amor da minha vida, a mulher que mais me fez e faz feliz. E um dia uso verbos no presente e não no passado. Amo você até o fim, Julia. Logo mais viajo para a casa dos meus pais. Eles foram importantes para mim, em todos os momentos da minha vida. Talvez não seria possível eu ter te conhecido se não fossem eles os ensinadores do caminho que acabei seguindo. Tenho saudade deles, como tenho saudade de você. Você que apareceu em minha vida e fez morada. Que me deu um novo ânimo para continuar vivendo. Hoje posso dizer a mim mesmo que tenho um amor e que esse amor tem nome. Estas palavras são para agradecer por tudo que você tem me proporcionado, Julia. Do fundo do meu coração, recebe um abraço meu agora e um beijo verdadeiro. Você é a minha luz e o que de mais importante tenho e acredito. Vou te amar para sempre, onde quer que eu esteja. Eu te amo. Sem fim...

... e vou tentar ligar de novo. Se você ainda me quiser, eu sou sua. Seremos. Se não me quiser, ainda serei sua. Você deixou marca forte em mim. E tenho orgulho e digo a todos que te amo. Pensa em nós, baby. Pensa que somos um. Pensa que somos o sim que a vida tanto precisa... sem você, sozinha e sem vida... vou ligar de novo. Te amo sim.

Nenhum comentário: